20 de agosto de 2012

Seminário ‘Amazônia em Foco’


Nos dias 22 e 23 de agosto de 2012, a Vaga Lume, que trabalha na promoção da educação e da cultura e pela preservação do meio ambiente na Amazônia Legal brasileira, e o SESC São Paulo, realizarão o seminário ‘Amazônia em Foco’. O evento tem como objetivo estimular educadores de São Paulo e da Amazônia a assumirem um papel ativo na difusão de conhecimento e na tomada de consciência sobre os desafios contemporâneos da Amazônia.

Junto com os educadores de São Paulo, estarão presentes na plateia educadores e lideranças da região amazônica, que estarão em São Paulo por ocasião do encontro anual de formação de voluntários da Vaga Lume.

Comunidade Menino de Deus – PA
A programação do evento foi pensada visando a aproximar do currículo escolar temas e discussões que estão, muito frequentemente, restritos ao universo das organizações não governamentais e centros de pesquisas. Os temas escolhidos para esta segunda edição do Amazônia em Foco são: História e diversidade cultural na Amazônia; Conflitos territoriais e desenvolvimento sustentável; A biodiversidade da floresta; e Literatura e intercâmbio cultural.
Comunidade Menino de Deus – PA
O Amazônia em Foco será realizado ao longo de dois dias inteiros: em cada período, manhã e tarde, haverá duas palestras seguidas de um relato de experiência sobre o tema apresentado por um educador da Amazônia, voluntário da Vaga Lume. Ao final do relato, tanto palestrantes, quanto educador e plateia participarão de um debate.
Comunidade Ouro Preto do Oeste – RO
Programação – Sesc Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579  São Paulo, 02085-100
(0xx)11 2971-8700.

Dia 22 de agosto
10h às 10h30 – Mesa de Abertura – Sylvia Guimarães e Danilo Santos de Miranda 10h30 às 12h30 – Mesa 1: Literatura e intercâmbio cultural – Milton Hatoum
14h às 16h – Mesa 2: A biodiversidade da floresta – Reinaldo Corrêa Costa (INPA) e Cecília Verônica Nunez (INPA)

Dia 23 de agosto
10h às 10h30 – Relato de experiência – Programa Rede
10h30 às 12h30 – Mesa 3: História e diversidade cultural na Amazônia – Betty Mindlin, Violeta Loureiro (UFPA) e Eduardo Neves (MAE-USP)
14h às 16h – Mesa 4: Amazônia em foco: povos, desenvolvimento sustentável e conflitos – Adriana Ramos (ISA) e João Meirelles (Peabiru)

Inscrições gratuita pelo e-mail amazoniaemfoco@vagalume.org.br

Fonte Conexão Cultural

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.