26 de setembro de 2013

Dicas para reciclar e reaproveitar materiais do dia-a-dia

Por E-cycle
De acordo com o Instituto GEA, são coletados diariamente 14 milhões de quilos de lixo apenas na cidade de São Paulo, e a quantidade só vem aumentando. Por isso, é muito importante o desenvolvimento de programas de reciclagem por parte do governo, mas também com a colaboração da população. A iniciativa começa em casa e você tem muitas possibilidades para ajudar no combate contra o acúmulo de lixo. Entenda mais sobre os problemas do desperdício:

Papel 

Problemas do Desperdício
Além da quantidade de árvores necessária para sua produção, seu desperdício pode gerar muitos problemas, como: servir de combustível para incêndios incontroláveis; liberação de dioxinas e metais provindos das tintas e revestimentos.
Dicas e Alternativas
* Use sempre os dois lados do papel
* Imprima só quando necessário, e procure sempre revisar os textos antes de imprimir
* Prefira o papel reciclado
* Use como rascunho os papéis que são entregues na rua
* Separe os papéis, caixas e embalagens de papel para reciclagem

Plástico

Problemas do Desperdício
O plástico, apesar de ser um material altamente utilizado e muito prático no nosso dia a dia, é um material que produz altos impactos do início ao fim. Difícil de ser compactado, esse material ocupa muito espaço em aterros, além disso, possui um processo lento de degradação e decomposição, podendo durar mais de 100 anos. E a sua queima provoca a liberação de uma fumaça tóxica.
Dicas e Alternativas
* Compre apenas sacolas plásticas recicladas
* Reutilize ao máximo e evite jogar no lixo sacolas e/ou embalagens plásticas. Potes ou garrafas podem ser usadas como contêineres para alimentos e bebidas
* Separe sempre o material para reciclagem

Vidro

Problemas do Desperdício
É necessário sempre tomar cuidado em seu descarte, pois pode causar danos aos coletores de lixo. Não polui o solo, água ou ar, e não se decompõe e nem se desfaz na queima, podendo apenas derreter. Na maioria dos incineradores, é necessário a triagem dos vidros para evitar problemas operacionais.
Dicas e Alternativas
* Reutilizar sempre que possível
* O vidro é 100% reciclável, isto é, uma garrafa de vidro pode se transformar em outra garrafa novinha sem perda de qualidade. Recicle sempre e procure separar vidros coloridos de vidros transparentes.

Metal

Problemas do Desperdício
Material de decomposição lenta e que ocupa muito espaço. A queima contamina as cinzas que podem se tornar tóxicas devido à concentração de metais. Além disso, não reduz muito o volume.
Dicas e Alternativas
* Recicle, mas fique atento na hora de separar, pois latas que continham produtos tóxicos, como tintas, não podem ser colocadas na reciclagem com outros tipos de embalagens de metais. E procure lavar bem os materiais.

Lixo Orgânico

Problemas do Desperdício
Atrai animais e insetos, e produz gases em seu processo de decomposição. Quando compactado, esse processo é mais lento.
Dicas e Alternativas
* A solução é compostagem, devolvendo assim os nutrientes para o solo. Reutilize como adubo para seu jardim.
* Evite também cozinhar ou comprar comida em excesso, estando sempre atento aos prazos de validade.

Têxteis

Problemas do Desperdício
A queima de poliéster, carpetes e tapetes de nylon, e vestimentas de plástico (como sapatos) pode produzir fumaças tóxicas.
Dicas e Alternativas
* Reuse (Veja ideias para reaproveitar camisetas velhas)
* Doe para quem precisa

Móveis

Problemas do Desperdício
Armazenamento de móveis pode atrair ratos que carregam doenças.  
Dicas e Alternativas
* Reuse e use sua criatividade para renová-lo
* Doe para quem precisa

Resíduos domésticos perigosos (tintas, pesticidas, herbicidas, querosene, acetona, vernizes, detergentes, medicamentos, produtos de limpeza, etc.)

Problemas do Desperdício
São tóxicos, poluem solo, água e ar. Em reação, podem causar incêndios e explosões. Deve-se ter cuidado no manuseio, pois são substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.  
Dicas e Alternativas
* Sempre faça o devido uso desses materiais, e  fique atento a alertas de produto inflamável, corrosivo, tóxico ou explosivo
* Separe do lixo comum
* Procure utilizar os menos tóxicos (em geral, a base de água)

Eletrodomésticos

Problemas do Desperdício
São volumosos e dificilmente compactados. Em geral, são feitos de metal e não podem ser queimados. Alguns modelos mais antigos contêm freon, gás a base de clorofluorcarbonos (CFCs), que são prejudiciais à camada atmosférica e à saúde.
Dicas e Alternativas
* Doe para quem precisa
* Separe e recicle como material de sucata
* O freon deve ser removido por um técnico qualificado

Eletrônicos

Problemas do Desperdício
Contêm metais pesados e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.
Dicas e Alternativas
* Reutilize
* Doe para quem precisa
* Procure centros que coletem este tipo de material

Óleos (carros e máquinas)

Problemas do Desperdício
Óleos usados contêm metais e tóxicos, podendo poluir águas subterrâneas e de superfície. Sem os devidos cuidados, podem causar incêndios, e se não forem queimados propriamente, podem poluir de ar, produzindo também fumaça nociva.
Dicas e Alternativas
* A resolução da CONAMA nº 362/2005, art. 17, inciso II garante a todo consumidor o direito de exigir do revendedor do qual comprou o óleo lubrificante que este efetue gratuitamente a troca do óleo, em instalações adequadas e licenciadas pelo órgão ambiental competente. Para saber como descartar esses tipos de óleos apropriadamente clique aqui.

Construção e Demolição

Problemas do Desperdício
O descarte inapropriado do entulho, isto é, restos de construção, causa problemas para a qualidade da vida urbana como transporte, enchentes e proliferação de doenças.
Dicas e Alternativas
* Reaproveite ao máximo
* Doe o material para quem precisa
* Recicle! 90% do entulho pode ser reciclado e reaproveitado para novas construções

Carros velhos e baterias

Problemas do Desperdício
Carros abandonados ocupam muito espaço, são caros para o transporte e reciclagem. As baterias corroem, liberando metais pesados e ácidos, e sua queima pode criar gás venenoso, outros fluídos podem também contaminar águas subterrâneas. E os pneus acumulam água que atraem mosquitos transmissores de doenças.
Dicas e Alternativas
* Doe
* Repare
* Venda as partes e separe metais para reciclagem
* Retire baterias, fluídos e pneus e procure lugares que recolham esses tipos de materiais.

Para localizar o posto de reciclagem mais próximo de sua casa o site ecycle disponibilizou a busca por CEP, consulte em http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.