11 de janeiro de 2013

De restos da indústria madereira à material de construção

A revista Ciência Hoje publicou uma matéria sobre o novo destino dos resíduos da indústria madeireira em Manaus. Pesquisadores do Inpa elaboraram um projeto de moradia com roletes de madeira, que é a sobra do processo de torneamento. Segundo o pesquisador do Inpa, Basílio Vianez, esse tipo de resíduo é queimado para a produção de energia nas fábricas de compensado e  utilizar os roletes em moradias pode valorizar essa matéria prima subutilizada.
"Para tornar o processo de construção mais fácil e, portanto, reprodutível, optamos por utilizar o tipo de encaixe mais simples, conhecido como 'método sueco', com rebaixes que se entrecruzam  nas suas extremidades. No nosso projeto, basta ter uma serra circular de bancada para processar os roletes" conta Vianez.

Casa feita de restos
O protótipo da casa, com 49 metros quadrados, foi construído no Bosque da Ciência do Inpa, com recursos do CNPq.
(foto: Basílio Vianez)

Confira a matéria completa no site do Ciência Hoje.

Sobre o autor: Marcia Valbuza Estudante de Biologia, trabalha no Instituto Biológico e faz contribuição especial para este blog com informações sobre as principais pesquisas atuais do mundo científico. Facebook | Email

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.