25 de março de 2013

Conheça 8 fascinantes lagos cor-de-rosa do mundo

Os lagos rosas têm se popularizado entre turistas e fotógrafos do mundo. Sua cor impressionante ocorre graças a presença de microalgas como a Dunaliella salina que vive em locais com altos níveis de concentração de sal. Microalgas, ou bactérias como ela, produzem um pigmento nesse tom que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia, deixando a água em tom rosa. Esse pigmento é o beta-caroteno, muito utilizado na industria farmacêutica como corante alimentar e fonte de vitamina A.
No entanto devido a alta concentração de sal presente na água, que é prejudicial à pele, é recomendado passar manteiga de karité em todo o corpo antes de se aventurar nesses lagos.

Confira abaixo a lista de 8 lagos com essa característica impressionante:

1. Lago Hillier, Austrália

Lago Hillier está situado em Middle Island, a maior das ilhas e ilhotas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental. O comprimento do lago é de cerca de 600 m
Uma estreita faixa de terra coberta por vegetação e dunas de areia o separa do oceano. 


2. Lago Retba, Senegal

Lago Retba ou Lac Rose é assim chamado por suas águas cor-de-rosa, causada pela presença da Dunaliella salina na água. A cor é particularmente visível durante a estação seca. O lago também é conhecido por seu alto teor de sal (cerca de 40%) que, como no do Mar Morto, permite que as pessoas flutuem facilmente.
O lago também tem uma pequena indústria de coleta de sal. Muitos trabalhadores tem jornada de 6 a 7 horas por dia no lago. A fim de proteger a pele, eles esfregam nela a "Beurre de Karité" (manteiga de karité), que é um emoliente utilizado para evitar danos nos tecidos.


3. Salina de Torrevieja, Espanha

Salina de Torrevieja e La Salina de La Mata são lagos de sal que envolve Torrevieja, uma cidade litorânea no sudeste da Espanha, e seu microclima é declarado como um dos mais saudáveis da Europa pela OMS - Organização Mundial de Saúde.
Em uma das extremidades do lago há fábricas que extraem e exportam o sal para muitos países. Este lago atrai um grande número de espécies de aves.


4. Hutt Lagoon , Austrália

Hutt Lagoon é um lago salgado localizado perto da costa ao norte da foz do rio Hutt, no centro-oeste da Austrália Ocidental. A cidade de Gregory está localizado entre o oceano e a costa sul do lago. A estrada entre Northampton e Kalbarri, George Grey Drive, corre ao longo de sua borda ocidental. O lago tem de cerca de 14 km de comprimento ao longo de seu eixo mais longo (sentido noroeste-sudeste), em paralelo com a costa, e cerca de 2 km de largura.
Whyalla e Hutt Lagoon possuem a maior produção de microalgas do mundo, uma série de 250 ha de lagoas artificiais (tanques de decantação) utilizados para o cultivo de Dunaliella salina em uma área de 520 ha.

Tanques de cultivo de Dunaliella salina

5. Dusty Rose Lake, Canadá

Este lago rosa localizado na Colúmbia Britânica, no Canadá, é bastante incomum, desconhecido e provavelmente único. A água do lago não é completamente salgada, e não contêm algas, mas ainda é rosa. Na foto você pode ver a água-de-rosa que corre para o lago. A cor da água vem da composição original das rochas nesta área (micro-fragmentos de rocha da geleira).


6. Pink Lake, Austrália

Pink Lake é um lago de sal na região Goldfields Esperance da Austrália Ocidental. Fica a cerca de 3 km a oeste de Esperance e é delimitada a leste pela estrada da costa sul.
O lago não é sempre de cor rosa, a cor fica evidente quando há alta concetração da alga Dunaliella salina ou de pequenos crustáceos conhecidos como artêmias (ou artémias).
O lago foi classificado pela BirdLife International como Important Bird Area (IBA). 


7. Masazirgol, Azerbaijão

Masazirgol ou Masazir Lake é um lago salgado na Raion Qaradag, perto de Baku, no Azerbaijão. A área total do lago é de 10 km ². Grandes volumes de cloreto e sulfato são concentrados na composição iônica da água. A fábrica de sal foi construída em 2010 para a produção de duas marcas de sal locais. A quantidade estimada de sal extraída é de 1,735 milhões de toneladas. Ele está disponível em líquido (água) e formas de argila. 


8. Quairading Pink Lake, Austrália

Quairading Pink Lake está localizado 11 km a leste de Quairading (Austrália Ocidental) no Rock Road Bruce. Esta estrada atravessa o lago. Em certas épocas do ano, um lado do lago torna-se rosa escuro, enquanto o outro lado permanece cor rosa claro.


Foto adicional: Campo de Lagos Rosa , Austrália

Esta paisagem incomum foi fotografada de um avião na Austrália Ocidental. Na verdade, o campo de lagos cor de rosa está em algum lugar entre Esperance e Caiguna.
Há centenas de pequenos lagos rosa e cada um deles tem tom diferente de rosa. Isto é causado pelo fato de que cada lago tem uma concentração diferente de algas e sal na água


Por Luciana Cantanhede em Dose de Sustentabilidade

Confira também a lista de praias cor-de-rosa, que diferente dos lagos, tem essa cor devido a pequenos grãos misturados à areia que são derivados de recifes de corais vermelhos.

2 comentários:

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.