20 de setembro de 2012

21/09 Dia da Árvore e atividades para celebrar

O dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro por causa da crença indígena de plantá-las no inicio da primavera, com o objetivo de cultuar o respeito à natureza e valorizá-las. No Brasil, a data foi declarada oficial depois do decreto-lei de 24 de fevereiro de 1965, pelo então presidente Castelo Branco.


Localizei algumas notícias de prefeituras que estarão com uma programação para este dia/semana tão especial. Mas vou destacar as notícias da minha queria cidade São Paulo/SP.
No portal da prefeitura obtive informações muito interessantes sobre atividades esportivas que valorizam a plantação de árvores. O site cita o ‘Bosque da Fama’, localizado no Parque das Bicicletas em Moema, que  eterniza nomes que tenham contribuído de forma significativa para o esporte através do plantio de árvores. Em cada árvore do Bosque há uma identificação com nome do atleta que a plantou e suas conquistas. No espaço estão nomes como ‘Magic’ Paula, Fabiana Murrer, Emerson Fittipaldi, Ana Moser e outros 35 esportistas das mais diversas modalidades. Também há a louvável iniciativa da Taça Cidade de São Paulo que promove conscientização ambiental no futebol e já garantiu plantio de 3 mil árvores. Esse campeonato conta com 400 clubes e quatro categorias (Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil) e possui em seu regulamento um critério de desempate "sustentável": No artigo 14º do regulamento, as equipes que terminarem empatadas em número de pontos decidem qual delas passará de fase através da pontuação “mais verde”. Ela é contabilizada pelo plantio de árvores nativas ao redor do campo de treinamento das equipes, além da recuperação de áreas degradadas e ações ambientais por parte das equipes. Para cada etapa realizada, a equipe recebe 0,2 pontos a mais no torneio.
Foto: Divulgação Secretária de esportes da Prefeitura de São Paulo
O site turístico da cidade de São Paulo também divulgou alguns parques para aproveitar o dia da árvore.
  • O Parque Ibirapuera, o mais frequentado da cidade. Considerado “a praia dos paulistanos”, o parque apresenta extensa área verde mesclada com lazer e cultura, onde centros culturais e arquitetônicos – MAM, Pavilhão da Bienal, Oca, Viveiro, Planetário, Praça da Paz, MAC, Pavilhão Japonês, Museu Afro Brasil, Parque Burle Marx, entre outros - dividem espaço com playgrounds, ciclovias e atividades que ocorrem periodicamente no local.
  • Aos portadores de necessidades especiais, o Parque do Trote apresenta playgrounds, ciclovia, churrasqueiras e duas trilhas: a Trilha dos Sentidos, em que o foco está na descoberta da natureza por meio do tato, olfato e visão; e a Trilha das Aves, onde é possível encontrar todas as espécies de pássaros do parque.
  • Cercado pelas águas da Represa do Guarapiranga, o Solo Sagrado é caracterizado como a representação do paraíso: seus enormes jardins coloridos envolvem os três santuários do espaço, além de apresentar mais de 20 mil m² para piquenique ao ar livre na Orla da Represa, com diversas espécies típicas de nossa flora, como o famoso pau-brasil, e animais silvestres soltos, como quatis, corujas e esquilos.
  • A integração dos jardins de uma casa projetada por Oscar Niemeyer que nunca foi finalizada deu origem ao Parque Burle Marx, que se destaca com suas palmeiras imperiais e um conjunto de esculturas, espelhos d’água e um grande jardim de duas cores que se assemelha a um tabuleiro de xadrez. Já o Parque da Juventude reúne atividades de lazer e esportes gratuitamente: conta com pistas de skate e corrida, quadras poliesportivas, aulas de taekwondo, jardins ornamentais e uma pequena reserva de Mata Atlântica.

E não percam o Festival Cultivar que possui atrações incríveis para toda família e ocorrerá até 23/09 no  Parque da Luz, Parque Lions Clube Tucuruvi, Parque Buenos Aires e na Praça Victor Civita.
Confira a programação no site http://festivalcultivar.wordpress.com/programacao/ que inclui exposições, passeios verdes, oficinas, pintura com tinta de terra, shows, palestras, contação de histórias, dança, observação de aves e árvores e piquenique comunitário.
Veja só esse post que separei de um dos eventos do festival:

Decor roots – adereços com plantas naturais!

Vamos fazer adereços a partir de plantas naturais inspirandos na Natureza!
Traga sua criatividade!

Vamos criar adereços naturais com boas energias!!!

Onde: Coreto Pequeno em Frente à Casa de Chá no Parque da Luz
Quando: 23 de setembro – domingo
Horário: 15h30 às 16h30
MÁXIMO DE 20 PARTICIPANTES
inscrições por email festivalcultivar@gmail.com

Aproveite as diversas opções que a cidade oferece, e se você não é de São Paulo verifique com a prefeitura da sua cidade quais os preparativos para esta data, ou chame amigos e vizinhos para um piquenique comunitário, em uma praça ou parque, com abordagem na conscientização ambiental ;)

Feliz Dia da Árvore!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.