21 de setembro de 2012

Carro velho? Móvel novo!

27/08/2012 em Blog Porto Bello

A criatividade de Ronen Wasserman, do estúdio Ronen Tinman, está chamando a atenção de todo o mundo para suas novas peças de decoração: com o slogan “porque tudo merece uma segunda chance”, ele está criando móveis e acessórios com peças de  carros antigos para conferir personalidade e estilo à decoração da casa. Afinal, você já havia pensando em ter na sala uma mesa Citroen?

Para os apaixonados por carros, essa é uma grande novidade, e o know-how do artista veio exatamente assim: ele, formado em engenharia mecânica, começou a misturar seus conhecimentos e criar. Além de entrar na moda vintage, Ronen está agradando ao seu público com essa iniciativa sustentável. As peças são sucatas e estariam perdidas no lixão se ele não as encontrasse. Todas as peças contêm estruturas de ferro que combinam perfeitamente com a matéria-prima, que são, em sua maioria, latarias dos carros.
Veja abaixo algumas peças da coleção: pia do Volvo 240, mesa de bar da Peugeot, baú da BMW, luminárias e abajures da Honda, e armário da Toyota.

Vale ressaltar que de toda sucata de aço e ferro que é reciclada no Brasil, apenas 1,5 é proveniente da reciclagem de carros. Sendo que, se o Brasil possuísse centros de desmontagem e reciclagem especializados, cerca de 90% dos componentes do veículo poderiam ser reaproveitados. 
Na Argentina, após uma crise em que os roubos de carros triplicaram, o governo aprovou a Lei do Desmanche, passando a monitorar todas as peças dos veículos desmontados. Com isso, os desmanches deram lugar a centros de reciclagem e o número de roubos de carros despencou 70% no país. [Fonte: SescSP]
Em São Paulo o número de retirada de carros abandonados vem crescendo. Em 2011 foram removidos cerca de 1.500, 109% a mais se comparado a 2009 (716) e 36,3% em relação a 2010 (1.100). E o aumento do abandono de carros velhos/inutilizados é um fenômeno que tem sido registrado em todo Brasil.

E não se esqueça: amanhã dia 22/09 é o Dia Mundial Sem Carro
Veja no site Vá de Bike a programação especial para este dia http://vadebike.org/dia-mundial-sem-carro/

Bom final de semana!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.