3 de outubro de 2012

Cuidados com as plantas na Primavera

Fonte Pinterest.com

Você cuida bem das suas plantas?

Antes de responder a essa questão, vale lembrar que elas são seres-vivos que também têm sensações, sentem calor e frio, necessitam de alimento, luz, água e toda a atenção para mantê-las bonitas e vivas.

Assim como os humanos, as plantas sentem a mudança de ambiente e se manifestam através da queda de algumas folhas. A quantidade de luz é outro fator a ser levado em conta, pois elas têm que ser iluminada de acordo com a sua espécie.


Veja o que pode ser feito para manter suas plantas mais saudáveis:


Observe a luminosidade do local, que determinará a espécie de planta que você deverá ter em casa. Alguns tipos de plantas necessitam de iluminação direta para sobreviver, já outras preferem um pouco de sombra.
  • Deixar as plantas dentro nos dormitórios não é uma boa ideia. A quantidade de gás carbônico no ar, devido à respiração das pessoas, pode atrapalhar o desenvolvimento das plantas.
  • A ventilação é indispensável.  Coloque plantas em locais com circulação de ar, mas sem exageros. Vento demais também é prejudicial, principalmente para plantas com folhas maiores.
  • Quando for comprar as plantas, pergunte aos vendedores sobre as espécies da sua região. Elas precisarão de menos cuidados para se desenvolver, já que estão adaptadas ao clima local.
  • Escolha um vaso de tamanho adequado; 
  • Todas as plantas precisam ser regadas e adubadas, mas a quantidade depende da espécie. É bom fazer uma pesquisa antes de comprar uma determinada espécie, ou até mesmo perguntar ao vendedor. É preciso estabelecer uma rotina para não esquecer de molhar a planta quando necessário.
  • Quando for viajar, sempre peça para alguém cuidar delas.
  • As folhas das plantas também podem acumular poeira. Para isso, passe um pano úmido uma vez por semana com água mineral ou de coco e limpe todas as folhas com cuidado.

Sinais de alerta:

A terra e os vasos são excelentes indicadores do estado de saúde das plantas:
- Uma crosta branca à superfície da mistura, pode indicar que a planta tem sido excessivamente regada ou adubada.
- Os depósitos brancos nos vasos de barro indicam o mesmo problema.
- A existência de limos ou de uma vegetação diminuta à superfície da terra também indicam excesso de água ou drenagem deficiente.
Fonte: GreenNation


Conheça algumas plantas que purificam melhor o ar do ambiente:
http://dosedesustentabilidade.blogspot.com.br/2012/08/nasa-publica-especies-de-plantas.html

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.