11 de março de 2013

Vancouver Land Bridge - uma ponte verde

Ao invés de simplesmente atravessar uma passarela sem graça para se chegar ao Parque Nacional Histórico Fort Vancouver, em 2008 o arquiteto americano Johnpaul Jones projetou a Vancouver Land Bridge, na cidade de Columbia River, nos Estados Unidos, que tornou essa travessia muito mais agradável e cultural. 



A ponte faz parte de um projeto de revitalização e restauração da região e atravessa uma rodovia (State Route 14), ligando o Rio Columbia ao Fort Vancouver. Ela custou cerca de 27 milhões de dólares.

Durante a implantação
O caminho serpenteia através da ponte com uma paisagem interpretativa de pradaria, pastagem e mata nativa, possui sistema de captação de água da chuva e encontra-se no percurso obras de arte criadas pela equipe do projeto e artistas locais. Proporciona às pessoas deixarem o carro em casa e usar o transporte público para atravessar a passarela - uma linha de trem começa a poucos metros dali.


Essa ponte que mistura diferentes conceitos de sustentabilidade também remete ao passado, com referências a cultura indígena do noroeste americano: as formas arredondadas foram inspiradas no círculo da vida, um dos principais símbolos das tribos que lá viviam, e que ajudaram Lewis e Clark durante sua expedição que foi a primeira a explorar a costa oeste do país, entre os anos 1804 e 1808.


Fontes: Casa e Jardim , Laud8 e Toque de Magis

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.