3 de janeiro de 2013

Feliz 2013 - Que neste ano tenhamos atitudes positivas e sustentáveis



Dicas para começar bem o ano

  1. Vá a pé comprar pão na padaria: Além de se exercitar e conhecer melhor os arredores de seu bairro (e inclusive travar contato com os outros madrugadores gentis), você vai proporcionar uma pequena epifania para a pessoa que mora com você: imagine a delícia que é acordar e deparar com um pãozinho estalando de quente na mesa do café.
  2. Implemente a coleta seletiva: Parece óbvio, mas sempre é bom repisar: a preocupação com o planeta começa na sua casa. Reúna os vizinhos - inclusive aquele que parece ser o mais empedernido dos individualistas - e organize um sistema de coleta seletiva em seu prédio. Vai dar trabalho, prepare-se. Mas também, quando a coisa toda funcionar, será lindo!
  3. Faça um curso bem inusitado: Sua coordenação motora é tão precisa quanto a de um elefante bêbado de amarula e você ainda inventa um curso de corte e costura? Este é o caminho. Exercitar-se em ofícios para os quais você não tem a ambição de se tornar um bambambã é bom para aprender com as próprias limitações. E você ainda sai diplomado em rir de si mesmo.
  4. Faça um trabalho voluntário: A África precisa de ajuda. Regiões desassistidas do Nordeste brasileiro também. Poder fazer algo por esses lugares é importante. Mas e no bairro ao lado do seu, que tem um asilo geriátrico? Ou na favela mais próxima? Vale muito a pena também ajudar quem está por perto. Informe-se em prefeituras e ONGs sobre o que você pode fazer, de acordo com suas possibilidades.
  5. Economize dinheiro: Nós, brasileiros, somos obcecados por crédito. Um carnê desperta em nós uma vontade louca de consumir mais. Dê um freio nisso e economize dinheiro em ações banais. Leve uma marmita para o trabalho, pare de jantar fora (faça isso quando voltar a ser uma novidade), guarde um pouco de dinheiro. Aos poucos, você poderá financiar seus sonhos.
  6. Surpreenda seu amor: Quebrar a rotina é fundamental para oxigenar a relação. A surpresa traz novos ares, insufla no amor um não-sei-quê a mais. Uma delícia. Exercite novas formas de sedução. Deixe um poema afixado na porta da geladeira. Sequestre seu bem para um fim de semana fora da cidade. Invente seu próprio jeito de iluminar os olhos de alguém.
  7. Tenha um horário sagrado: Não importa o quanto você se programe, os acontecimentos do dia-a-dia sempre engolirão sua jornada - se você não tomar alguns cuidados, claro. Por exemplo: por mais que você esteja atolado de compromissos, é possível reservar um horário sagrado na semana para fazer algo muito especial. Praticar um esporte. Encontrar os amigos. Isso será sagrado!
  8. Viaje para lugares diferentes: A alma dessas dicas é "fuja da rotina!" E tem que ser assim mesmo. Caso contrário, 2013 será marcado por um fenomenal bocejo. Por isso, dispense os roteiros preestabelecidos em suas viagens. Por que não um fim de semana num hotel bacana em sua própria cidade? Ou alugar uma casa de praia junto com amigos para os meses de baixa temporada? Assim, a diversão fica garantida.
  9. Participe de um movimento social: Num mundo tão fragmentado como o nosso, é importante que cada um encontre seu grupo para se manifestar a favor daquilo que acredita. Reunir os amigos numa bicicletada (para falar do problema do trânsito), entrar em ação para revitalizar a praça do bairro (plantando mudas de plantas), criar saraus poéticos. Tudo vale a pena quando a causa não é pequena.
  10. Mude a decoração da sua casa: Ninguém terá o topete de dizer que você precisa renovar a casa, comprando móveis novos e gastando uma nota. Medidas aparentemente simples são uma mão na roda. Exemplo: troque os móveis de lugar, tire os excessos e não se esqueça de doar aquilo que estiver sobrando. Renovar a casa passa por redimensionar os móveis e sua relação com o espaço.
  11. Forme um grupo de estudos: Informar-se e trocar idéias com outros é como instalar um ventilador no cérebro. Por isso, escolha um tema (ou, melhor ainda, um livro), aglutine conhecidos com alguma afinidade e crie um dia para vocês estudarem e debaterem. Filosofia, história, artes, atualidade: tudo isso dá um baita pano pra manga. O pessoal é difícil de se reunir? Crie um fórum pela internet e estamos conversados.
  12. Não planeje tanto: Deixe espaço para as surpresas. E não tenha medo de pegar chuva no caminho!

Do site http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_264377.shtml

Sobre o autor: Luciana Cantanhede Estudante de Biologia, Conselheira do Cades regional em São Paulo, busca através das temáticas ambientais conscientizar e incentivar a mudança de atitudes para práticas sustentáveis. Twitter | Facebook | Email

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.