4 de dezembro de 2012

O que são os pontos viciados de lixo e o qual a solução para eles?

Já viu algum lugar em que depois que o caminhão de coleta de lixo passa, minutos depois já tem sacos de lixo, entulhos, móveis velhos e, talvez, até animais mortos? Estes são os famosos pontos viciados em que toda hora está cheio de lixo.

Lixo na Grande São Paulo - Imagem do G1
Sabemos que o correto é colocar os nossos sacos de lixo em frente a nossa casa horas/minutos antes de o caminhão de coleta passar, porém cada vez mais cresce os Pontos Viciados onde moradores utilizam muros ou esquinas para colocar o lixo fora do horário correto, deixando mau cheiro e sujando a cidade, pois animais, mendigos e catadores ao revirar os sacos de lixo espalham a sujeira. Se houver chuva esse lixo ainda vai parar em bueiros e rios, causando alagamentos e enchentes, contaminação de lençóis freáticos, desmoronamentos, doenças infecciosas, etc.
Uma das soluções da Prefeitura de São Paulo foi criar Ecopontos. Na capital existem 55 nos quais é feita coleta seletiva. As Subprefeituras realizam operações de Cata-Bagulho (a consultar datas na subprefeitura da região). A prefeitura efetuou também um trabalho de recuperação de 32 pontos viciados fazendo o recapeamento nas proximidades, colocação de floreiras, pinturas de guias e sarjetas, colocação de lixeiras entre outras coisas.
Fiz uma visita ao Ecoponto da subprefeitura do Ermelino Matarazzo estes dias, durante a breve visita houve um morador de carro que estacionou no ecoponto para deixar os seus resíduos para reciclagem, percebi que o morador fez a separação correta do lixo.

Morador fazendo descarte de lixo para reciclagem no ecoponto Ermelino Matarazzo
Fotos por Luciana Cantanhede nov/2012
Esse ecoponto fica ao lado de uma praça, e a surpresa é saber que outros moradores (talvez com preguiça de subir a rua e depositar seus lixos e entulhos no ecoponto ao lado) despejam ali mesmo na praça o lixo e entulhos e ainda colocam fogo. No momento de minha visita o caminhão já havia passado, mas era possível ver ainda as cinzas no chão e alguns sacos de lixo já depositados em determinado ponto da praça. Lamentável.
Faça sua parte, coloque o lixo em frente a sua casa apenas em horário próximo ao que o caminhão de coleta passa em sua rua. Vamos colaborar para uma cidade mais limpa. Consulte também o ecoponto mais próximo de sua região. Na cidade de São Paulo você pode consultar os endereços neste site http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626.
Se sua cidade ainda não tem ecopontos, comece a cobrar do prefeito e vereadores o descarte correto do lixo.
Imagem da campanha Eu Limpo São Paulo no Facebook.
https://www.facebook.com/EuLimpoSP
http://www.eulimposp.com.br/

Um comentário:

  1. Oiii..
    O lixo é um problema crônico de falta de conciência mesmo. Acho que tem coisas que se aprende em casa e outras com a vida. Cuidar do planeta, da cidade e do lugar onde vivemos não é apenas esperar que a prefeitura faça a parte dela, é também fazer cada um a sua parte. Pena que nem todos pensem assim.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.