22 de março de 2014

DYI luminária com cúpula de cano PVC

Encontrei o passo-a-passo dessa luminária linda no blog do ELO7, confira:



Para este projeto, a criação de luminárias pendentes feitas de PVC e sobras de tecido, convidamos a estilista Francine Lacerda (da Francine Lacerda criações têxteis) e seu marido Evê Andrade. O casal é adepto do movimento DIY ( faça você mesmo) em seu lar e adora colocar a mão na massa,  reaproveitando objetos para criar decorações inusitadas. O último projeto foi uma luminária de teto feita com tubos de PVC. “A ideia surgiu após uma reforma que fizemos no banheiro. Ao ver os tubos que iam acabar no lixo, visualizamos uma nova luminária. Foi super fácil, rápido e para nossa surpresa ficou muito bonito.”

Materiais necessários:

  • cano de PVC de 4 polegadas de diâmetro por 30 cm de comprimento. Pode ser comprado em casa de material para construção. Porém o casal alerta: “É facilmente achado sobras e pedaços novos em caçambas em frente de prédios em construção.”
  • 1 metro de fio paralelo com capa branca (redondo).
  • soquete de louça.
  • pedaço de madeira da largura interna do cano.
  • canopla de iluminação (encontrada em casa de material elétrico ou iluminação).
  • três parafusos pequenos para madeira.
  • pedaço de tecido de 34 cm x 35 cm (não muito grosso).
  • cola branca, tesoura, pincel, estilete e chave de fenda.


Como fazer:
Com ajuda de uma faca ou estilete, ‘abra’ o fio paralelo por 5 cm (ou o suficiente para passar o toquinho ao meio) e descasque as pontas. Prenda as pontas descascadas no soquete, passe o toquinho pelo meio e parafuse o soquete na madeira. Se quiser, prenda o fio na madeira com um grampo de tapeceiro.
Parafuse o pedaço de madeira no cano de PVC a aproximadamente 3cm da borda do cano.
Passe a cola branca com o pincel por toda a superfície do cano. Cole o tecido encapando e esticando bem, deixando 2cm de sobra para cada lado. Faça movimentos para fora com as mãos para o tecido não enrugar. Lembre-se de passar cola na sobra de tecido e espere secar bem para o tecido endurecer. Depois de seco, retire o excesso com um estilete.
Agora passe o fio pela canopla e é só instalar a sua luminária! Projeto pronto.
Dica importante: use lâmpada tipo eletrônica, que além de economizar, não esquenta o cano de PVC, que com calor excessivo pode deformar. Tome nota!

Sobre o autor: Luciana Cantanhede Estudante de Biologia, Conselheira do Cades regional em São Paulo, busca através das temáticas ambientais conscientizar e incentivar a mudança de atitudes para práticas sustentáveis. Twitter | Facebook | Email

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.