26 de setembro de 2014

10 plantas mais incríveis do mundo

1 - A Planta mais resistente do mundo
Welwitschia mirabilis
Ela é encontrada só no deserto do Namibe, em Angola. É uma planta rasteira, formada por um caule lenhoso que não cresce, uma enorme raiz aprumada e duas folhas apenas, em forma de fita larga, que continuam a crescer durante toda a vida da planta. Com o tempo, as folhas podem atingir mais de dois metros de comprimento e tornam-se esfarrapadas nas extremidades. É difícil avaliar a idade que estas plantas atingem, mas pensa-se que possam viver mais de 1000 anos. Sobrevive por até 5 anos sem chuva.

Foto: Octávio Mateus

2 - A Vênus Carnivora
Dionaea muscipula
É a mais famosa entre plantas carnívoras. come pequenos insetos e aracnídeos, sua armadilha é bastante veloz - fechando em menos de um segundo.



3 - A Flor mais larga do mundo
Rafflesia arnoldii
Além de ser uma das flores mais raras e exóticas, também é a flor mais larga do mundo. Pode ter um metro de diâmetro e pesar entre 6 a 11 kg. Nativa das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia.
A planta é um parasita que sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Portanto, não possui folhas, caule, raiz, e nem realiza fotossíntese. Exala um odor semelhante a de carne podre (motivo de ser conhecida também como planta cadáver), que atrai moscas, sendo este o inseto responsável por sua polinização.


4 - A planta da vergonha
Mimosa pudica L.
Conhecida como planta da vergonha, ou dormideira, suas folhas se dobram para dentro quando tocadas e voltam a se abrir minutos depois. Algumas outras plantas também possuem essa sensibilidade chamada de sismonastia: Na base de cada folhinha, existem células capazes de perder água com grande rapidez. Isso acontece quando a planta recebe um estímulo externo - o toque, por exemplo. Nesse caso, dois elementos químicos presentes em seu organismo - potássio e cálcio - direcionam a água para um espaço entre as células. Isso faz com que elas murchem, encolhendo as folhas.


5 - A planta da ressurreição
Selaginella lepidophylla
É uma espécie de planta nativa do deserto de Chihuahua (na fronteira entre EUA e México). Pode ficar centenas de anos esperando por uma chuva, e quando exposta a umidade ela "renasce" e se desenrola. As gotas que caem da chuva espalham sua semente para a reprodução.



6 - A maior carnívora do mundo
Nepenthes rajah
A Nepenthes rajah chega a 50 cm de altura e se alimenta de insetos e aracnídeos, mas pode prender pequenos vertebrados, sapos que ficam presos em seu formato de jarra e morrem afogados no seu líquido. Não se alimenta dos pequenos mamíferos mas os atrai para que eles depositem seus dejetos nela (cocô). Vive nas florestas úmidas nas ilhas de Bornéu, na Asia. Ela é classificada como uma espécie em perigo pela IUCN.


7 - A maior arvore do mundo
Sequoiadendron gigantea
As sequoias-gigantes são as maiores árvores do planeta. Ela atinge em média 50–85 m de altura, e 5–7 m em diâmetro. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. No livro dos recordes consta como a árvore de maior volume uma sequoia encontrada na Califórnia, Estados Unidos, apelidada de General Sherman com 82,6 metros de altura e 25,9 de diâmetro.


8 - A árvore que parece ter saído de um filme
Dracaena draco L
Conhecido também como dragoeiro, ou em inglês "Dragon's Blood Tree" (árvore sangue de dragão). Seu nome se deve a cor da sua seiva que oxidada pela exposição ao ar se torna vermelha. Nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores, ocorrendo localmente da costa africana vizinha e em Cabo Verde. Encontra-se vulnerável no estado selvagem devido à destruição do seu habitat.

Fonte National Geographic

9 - A planta que cresce mais rápido
Phyllostachys edulis
Originária da China, essa espécie pode crescer até 1,21 metros por dia. "O segredo é que o bambu, ao contrário da maioria dos vegetais, não cresce apenas nas pontas. Ele estica também entre um gomo e outro. Existe uma razão especial para isso: toda planta possui na ponta do caule um tecido responsável por seu crescimento, chamado meristema apical. O bambu leva vantagem porque além desse tecido, ele possui outro, o meristema intercalar, que produz novas células para o aumento dos gomos. "Por isso, a distância entre eles vai aumentando até ficarem maduros", diz o agrônomo Lázaro Peres, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP.



10 - A árvores mais gorda/Larga
Taxodium mucronatum
Conhecida como a árbol del tule, fica em Santa María del Tule, em Oaxaca - México, possui 58 metros de circunferência e 14 metros de diâmetro. Com altura de 42 metros e peso de 636 toneladas. Cada ramo poderia ser uma árvore independente. É tão grande que os cientistas originalmente pensaram que se tratavam de vários troncos fundidos, mas os testes de DNA provaram o contrário.


Lista publicada originalmente no Discovery Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.