O blog apoia e parabeniza a campanha "Plante uma árvore" que está fazendo o reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica chamando atenção para essa região em que está em processo a criação do Parque Nacional do Garandela, mas encontra-se ameaçado principalmente pela mineração pois está sobre uma imensa jazida de ferro.
“Plante uma árvore” existe desde o final de 2012 e recentemente teve o seu terceiro plantio, que foi realizado em Janeiro de 2013, nesse plantio 242 mudas foram semeadas: Candeia, Ipê Branco, Ipê Crioulo, Ipê Amarelo, Mogno, Jacarandá, Sucupira, Aroeira, Peroba, Jequitiba, Araça, entre outras.
Por Paula Ferreira – Coletivo Cirandar
Veja as fotos: http://www.facebook.com/ikebana.flores.5/media_set?set=a.548227181919884&type=1. Realizada pela Ikebana Flores e divulgada pelo Coletivo Cirandar, a campanha continuará por tempo indeterminado e a previsão do próximo plantio é para o primeiro bimestre de 2014.
Compartilhando os links sobre a Campanha, a discussão sobre a importância da preservação da Serra do Gandarela é estimulada na internet e, ao mesmo tempo mudas serão semeadas na Serra do Gandarela. A cada post publicado em site ou blog uma muda é plantada.É importante divulgar e entender a relevância da Serra do Gandarela. A sua diversidade natural é indiscutível, considerada por pesquisadores a maior área em geodiversidade, fauna e flora do Quadrilátero Ferrívero, incluindo-se aí espécies endêmicas em extinção. Além de ainda ser a mais bem preservada de toda a região. São biomas de Mata Atlântica, vegetação rupestre e expansão de cangas ferruginosas. Localizada Minas Gerais, a 40 km de Belo Horizonte, Gandarela também é abrigo de um manancial de água potável com as Bacias do Rio das Velhas e São Francisco, que abastece com água de qualidade a Região Metropolitana da capital mineira, entre outros municípios. Por todos esses motivos, é importante que se proteja a Serra do Gandarela por Unidades de conservação, evitando queimadas, desmatamentos, e a exploração irregular do Minério de Ferro. Já foram mais de 150 apoiadores, um deles é o SOS MATA ATLÂNTICA que está disseminando um guest post* sobre a nossa campanha - http://www.sosma.org.br/blog/doacao-de-mudas-para-acao-de-reflorestamento-na-serra-do-gandarela-mg; outro apoiador é Bike Pedal e Cia - http://www.bikepedalecia.com.br/noticias-que-rolam-por-ai/semeadores-do-bem-ciclistas-ativistas-nas-trilhas-de-minas-gerais.
Também estamos doando mudas do cerrado durante a campanha: ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino e peroba. Basta vir a Ikebana Flores – Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 às 19h00. A floricultura on line vai divulgar através de vídeos e fotos as atividades do plantio. Participe, é bem simples e você ajuda o parque plantando a sua muda!
Não façam isso,introduzir espécies não nativas em cerrado rupestres,campo ferruginoso...é um equivoco muito grande
ResponderExcluir