1) Imprima os convites em papel reciclado ou reciclável, ou ainda em papéis não derivados de árvores. Procure gráficas que ofereçam estas opções. Atualmente também há opção de se utilizar papel semente, um tipo de papel que ao ser plantado nascerá lindas flores. Outros casais estão optando em enviar seus convites por e-mail. Em alguns sites é possível você montar o seu "Save the Date" personalizado.
2) Selecione flores orgânicas, escolha as que são originárias de sua região ou considere alugar plantas para as mesas.
3) Dê apoio às fazendas locais comprando produtos regionais, da estação. E dê preferência a alimentos orgânicos - isto promove a agricultura sustentável. Veja aqui no blog onde encontrar feiras de produtos orgânicos.
4) Opte por jóias da família ou compre biojóias, que misturam metais e materiais naturais. Você também pode reaproveitar o ouro de alguma joia que não usa para fazer novas alianças.
5) Compre um vestido de noiva feito de materiais orgânicos com algodão ou seda, tecidos fabricados por cooperativas, ou opte por um já usado. Com alguns ajustes ele pode ficar perfeito em você! Se decidir comprar ou fabricar um novo vestido, poderá também vendê-lo depois e doar o valor proveniente dessa venda para uma ONG de causas ambientais.
6) Escolha um "hotel verde" para passar a lua-de-mel. Eles oferecem atividades que economizam água e energia. Prefira atividades de ecoturismo.
7) Recicle e reaproveite. Doe as flores depois da festa para um hospital; mande a comida que sobrar para um abrigo e não esqueça de separar o lixo (avisando antecipadamente a equipe do buffet sobre a temática da festa e como fazer a separação corretamente).
8) Escolha um local para realizar a cerimônia e a festa, evitando assim que seus convidados fiquem se deslocando de carro. Prefira a luz do dia e locais abertos, e, caso queria fazer a festa a noite, abuse das velas (prefira velas à base de soja que é ecologicamente correta e dura mais tempo do que a convencional).
9) Ao escolher as lembrancinhas, valorize o que é natural e artesanatos de comunidades locais. Por exemplo: kits de chá e café orgânico, acompanhados de biscoitos feitos em uma padaria local e personalizados com o nome dos noivos em papel reciclado; Pequenos frascos de compotas de doces ou geleias; Sementes com vasinhos para plantio, mudas de arvores ou ervas; Objetos feitos com produtos reciclados.
10) Se a grana está curta então entre no clima do DIY "Do it yourself" que significa faça você mesmo. Principalmente se você é boa com artesanato, com dicas legais aqui do blog e da internet você consegue se inspirar e criar muitas coisas.
Alguns sites uteis:
Para personalizar convites, Save the Date entre outros: http://www.weddingchicks.com (O site também dá várias outras dicas de Diy).
Dicas de decoração veja aqui no blog na tag Decoração e procure também no Pinterest, eu tenho dois painéis que podem ser utéis: Diy e Wedding.
Site com várias fotos de casamentos ao ar livre e dicas de Diy http://www.papelcomclips.com/
Mais informações http://boasemass.blogspot.com.br/
Veja algumas fotos para inspirar:
Convite:
Convite feito em papel-semente, com envelope de papel craft costurado e pimentas de tecido. Confecção da Abelha Catita.
0 comentários:
Postar um comentário