Bem vindo ao blog

O Blog compartilha informações ambientais e sócio-políticas, dicas de decoração sustentável e divulgação de projetos e eventos relacionados ao meio ambiente. Qualquer dúvida, sugestão ou parceria entre em contato!

Lixões no Oceano

Há pelo menos 5 ilhas de lixo no oceano e uma delas tem tamanho equivalente aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos! Clique e saiba mais.

Veja a lista de 8 incríveis lagos rosas do planeta

Os lagos rosas têm se popularizado entre turistas e fotógrafos do mundo. Sua cor impressionante ocorre graças a presença de microalgas como a Dunaliella salina que vive em locais com altos níveis de concentração de sal.

O tabagismo e os danos ele que causa à saúde e ao meio ambiente

A fumaça e as bitucas jogadas no chão podem causar danos ao meio ambiente, como a contaminação da água, que pode ocorrer caso a nicotina e as substâncias presentes no alcatrão atinjam lençóis freáticos, rios e lagos

Faça um comedouro para passáros com materiais simples

Clique e veja mais dicas de reaproveitamento.

A importância dos alimentos orgânicos

Produto orgânico é o resultado de um sistema de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes. Nutricionista explica qual a sua importância no nosso dia-a-dia.

29 de abril de 2013

Documentário O Veneno Está na Mesa



Texto de Ederson Leonardo Soares em FlogVip Guto Lopes

Os agrotóxicos foram desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial e utilizados mais amplamente na Segunda Guerra Mundial como arma química. Com o fim da guerra, o produto desenvolvido passou a ser utilizado como "defensivo agrícola".

O primeiro veneno, o composto orgânico DDT, foi sintetizado em 1874 por Othomar Zeidler, porém só em 1939 Paul Muller descobriu suas propriedades inseticidas. Pela descoberta e posterior aplicação do DDT no combate a insetos, Muller recebeu o prêmio Nobel de química em 1948. O DDT era então a grande arma para acabar com o inseto propagador da malária, até que descobriu-se que ele como todos os compostos organoclorados é cancerígeno, teratogênico e cumulativo no organismo.

No pós-guerra, os vencedores articularam uma expansão dos seus negócios a partir das indústrias que haviam se desenvolvido durante o conflito, e entre elas a indústria química. Na Europa havia fome. Foi então que surgiu a "revolução verde", que visava promover a agricultura, gerando comida para os famintos do mundo.

A "revolução verde" chegou ao Brasil em meados da década de 60. Foi implantada através de imposição das indústrias de venenos e do governo brasileiro: o financiamento bancário para a compra de semente só saia se o agricultor comprasse também o adubo e o agrotóxico.

Esta política levou a uma grande contaminação ambiental, sem que a fome fosse extinta. Hoje, 1/5 das crianças não ingerem a quantidade suficiente de calorias e proteínas que necessitam. E cerca de 2 bilhões de pessoas terceira parte de humanidade sofrem de anemia. A cada ano 30 milhões de pesssoas morrem de fome no mundo e 800 milhões sofrem de subalimentação crônica.

Enquanto alguns países, principalmente da Europa, tentam reverter o duro quadro de degradação ambiental e contaminação dos alimentos, no Brasil a situação se agrava a cada ano. Em 1970, fábricas obsoletas foram transferidas para o Brasil, que está entre os 5 maiores consumidores de venenos na agricultura no mundo.

Estima-se que no ano passado foram vendidos no país cerca de US$ 2 bilhões de agrotóxicos, aproximadamente 400 mil toneladas.

A degradação do meio ambiente tem consequências a longo prazo e seus efeitos podem ser irreversíveis. Em escala planetárias, existem mais de 2 trilhões de toneladas de resíduos industriais sólidos e cerca de 350 milhões de toneladas de detritos gerados por ano.

A utilização de agrotóxicos está comprometendo toda a humanidade e a vida na Terra. Os trabalhadores que manuseiam os venenos trabalham sem nenhuma proteção, como botas, macacões, máscaras, capacetes, luvas e outros equipamentos. Não existe orientação e falta conhecimento do que fazer com resíduos e embalagens. O governo brasileiro nunca fez valer a lei de agrotóxicos que, entre outros aspectos, proíbem a comercialização de produtos que sejam cancerígenos, mutagênicos e teratogênicos.

Atualmente, o controle dos agrotóxicos deve ser feito pelo Ministério da Saúde e a questão ambiental para o Ibama. O governo quer passar tudo para o Ministério da Agricultura.

Os agrotóxicos podem ser divididos em inseticidas e herbicidas. Os inseticidas formam 3 grandes grupos, os organoclorados, os organofosforados e carbamatos e as piretrinas. Os herbicidas têm como grupos mais importantes Paraquat, clorofenoxois e dinitrofenóis.

Os organoclorados são os que mais persistem no meio ambiente, chegando a permanecer por até 30 anos. São absorvidos por via oral, respiratória e dérmica, e atingem o sistema nervoso central e periférico. Provocando câncer e por isso foram banidos de vários países.

Os organofosforados e carbamatos são inseticidas mais utilizados atualmente a também são absorvidos pelas vias oral, respiratória e dérmica. Seus efeitos são alteração do funcionamento dos músculos cérebro e glândulas.

As piretrinas são inseticidas naturais ou artificiais. São instáveis à luz e por isso não se prestam à agricultura. São usados em ambientes domésticos na forma de spray, espirais ou em tabletes que se dissolvem ao aquecimento. São substâncias alergizantes e desencadeiam crises de asma e bronquites em crianças.

O herbicida Paraquat oferece grande risco. É um herbicida que mata todos os tipos de plantas. A substância determina lesões de Rim e se concentra nos Pulmões, causando fibrose irreversível.


Leia Mais Sobre 
Como Fazer Agroecologia
http://dosedesustentabilidade.blogspot.com.br/2013/04/como-fazer-agroecologia.html

Encontre feiras de produtos orgânicos em todo o Brasil
http://dosedesustentabilidade.blogspot.com.br/2013/04/Encontrar-Feiras-Organicas-no-Brasil.html

26 de abril de 2013

Passo a Passo para fazer porta guardanapo com flores de material reciclado

Veja no slideshow abaixo como fazer esse lindo porta-guardanapo com garrafa PET.




Outra dica de como fazer as flores é utilizando colheres de plástico, veja abaixo nas imagens como fazer

Fonte Can't stop making things
Você pode pintá-las de diversas cores utilizando spray.

17 de abril de 2013

Bosco Verticale - uma floresta vertical no centro da cidade de Milão

No final deste ano será inaugurado um ousado projeto de reabilitação do centro histórico de Milão: o Bosco Verticale. O projeto é do arquiteto italiano Stefano Boeri e serão plantadas 730 árvores, 11.000 plantas e 5.000 arbustos em duas torres - uma de 80m e outra 112m de altura - em 9.000m² de terraço.
Em sua equipe para este projeto estão inclusos botânicos e engenheiros que fizeram testes para determinar a resistência do vento de certas espécies de árvore, bem como encontrar um substrato leve capaz de atender às demandas nutricionais das plantas. O intuito é que a vegetação absorva a poeira e gás carbônico do ar e crie um micro-clima adequado.

Existe atualmente outros edifícios com conceito parecido, por exemplo: o The Park Royal on Pickering hotel em Singapura, The Tower Flower em Paris e Torre Huerta na Espanha. Porém os arquitetos de projetos como esse admitem que trabalhar com plantas é um desafio, pois geralmente eles tentam fazer coisas que são tão estáticas quanto possível e resistem ao desgaste, mas as plantas crescem e mudam, e as folhas caem, murcham e morrem se você esquecê-las.
O "edifício vivo" nunca está totalmente acabado. Ele vai mudar ao longo do tempo e vai exigir muito mais manutenção do que um sem plantas. Devido este fato o Bosco Verticale terá a manutenção centralizada e executada por pessoal especializado, no entanto os benefícios são muitos pois a vegetação limpa o ar e produz oxigênio, ajuda a umidificar o ar interior, reduz o escoamento de águas pluviais, o efeito de ilha de calor urbana e ajudam a isolar a acústica do edifício. E mesmo utilizando toneladas de energia (pelo simples fato de ser um arranha-céu), seus benefícios abrangerão os moradores e a vizinhança local. Stefano Boeri chama edifícios como esse de "outdoor ecológico" (em referencia ao fato de que taxistas mudaram suas rotas para passar em frente ao The Park Royal em Singapura como ponto turístico).
"reduzr umidade, absorver CO2 e outras partículas, produzir oxigênio, proteger da radiação e evitar a poluição acústica."
Clique para ampliar a imagem.
Fotos da construção do edifício e a ultima é uma Reprodução de como deverá ser após a conclusão.
Jill Fehrenbacher, editor de Inhabitat e um seguidor de tendências de arquitetura, diz que tais edifícios vão estar em toda parte, em vinte anos, e será como "tentar recriar uma espécie de jardim primordial do paraíso em nossas casas e locais de trabalho."

Em algumas cidades de alguns países existe atualmente redução de impostos para "edifícios verdes".

Leia mais no site: The Guardian - Gardening Blog por Helen Babbs

16 de abril de 2013

Como Fazer AGROECOLOGIA?

Ao se trabalhar uma propriedade agro-ecologicamente é preciso considerar a complexidade dos sistemas, dentro e fora da propriedade. Os agricultores e os técnicos vêem a lavoura e a criação como elementos dentro da natureza, que não podem ser trabalhados isoladamente. Precisa-se conhecer os elementos dessa diversidade para que se possa manejá-los adequadamente, trabalhando a favor da natureza e não contra ela, como é feito na agricultura convencional.
Trabalha-se a conservação do solo ao invés de destruí-lo com arações e gradagens sucessivas. Em vez de se eliminar os inços, aprende-se a trabalhar a parceria entre as ervas e as culturas, entre as criações e as lavouras.
Nesta lógica não se considera os insetos como pragas, pois com plantas resistentes e com equilíbrio entre as populações de insetos e seus predadores, eles não chegam a causar danos econômicos nas culturas. Dentro desse mesmo princípio não se trata doença com agrotóxico, mas busca-se fortalecer a planta para que esta não se torne suscetível ao ataque de doenças e de insetos.
Os fatores que afetam o equilíbrio e a resistência das plantas são os que prejudicam a formação das proteínas, tais como: idade da planta, umidade, aplicação de agrotóxico, adubação com adubo químico solúvel, etc.
Para manter a planta equilibrada é preciso que ela receba uma nutrição adequada, o que não se consegue utilizando adubos químicos solúveis, devido a suas altas concentrações e solubilidade que provocam absorção forçada pela planta e consequentemente criam desequilíbrios metabólicos. Estes desequilíbrios deixam a seiva rica em aminoácidos livres, o alimento predileto dos parasitas.
Para uma nutrição adequada, é necessário que o solo seja fértil e biologicamente ativo, como terra de mato que sustenta árvores gigantescas sem nunca ter sido adubada.
Solo Convencional x Orgânico, veja que o solo orgânico é mais rico em microrganismo vivos e Matéria orgânica.
Solo fértil é solo vivo, com muita matéria orgânica e com diversas espécies vegetais, insetos e microorganismos. Quanto mais matéria orgânica, mais vida tem o solo, melhor nutrida e equilibrada é a planta que nele se desenvolve.
O agricultor deve conhecer cada vez mais os sinais da natureza. Ele deve saber que quando aparecem muitos insetos, ou determinado tipo de erva nativa, é devido a algum tipo de desequilíbrio ou alguma carência. Neste caso, o certo é corrigir o desequilíbrio, ao invés de matar os insetos ou eliminar a erva, pois devemos eliminar a causa do problema e não apenas suas conseqüências.
A terra se cobre daquilo que é melhor para ela: se tem samambaia é porque o solo é ácido; guanxuma é porque o solo está compactado; o cabelo de porco indica exaustão de cálcio etc. Isto tudo significa que, conhecendo estes e outros sinais da natureza, as práticas de manejo utilizadas pelo agricultor virão em benefício da natureza e não contra ela.
Sistema Agroflorestal - Bananeiras com Adubos Verdes e Árvores Perenes
Técnicas Agroecológicas             
Adubação verde
A adubação verde é o cultivo de plantas que estruturam o solo e o enriquecem com nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e micronutrientes. As plantas de adubação verde devem ser rústicas e bem adaptadas a cada região para que descompactem o solo com suas raízes vigorosas e produzam grande volume de massa verde para melhorar a matéria orgânica, a melhor fonte de nutrientes para a planta.

Adubação orgânica
A adubação orgânica é feita através da utilização de vários tipos de resíduos, tais como: esterco curtido, vermicomposto de minhocas, compostos fermentados, biofertilizantes enriquecidos com micronutrientes e cobertura morta. Todos esses materiais são ricos em organismos úteis, macro e micro nutrientes, antibióticos naturais e substâncias de crescimento.
Esterco bovino
Adubação Mineral
A adubação mineral é feita com adubos minerais naturais de sensibilidade lenta, tais como: pó de rochas, restos de mineração, etc. Estes adubos fornecem nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e outros, em doses moderadas, conforme as necessidades da planta.

Não usar agrotóxicos
Os agrotóxicos, além de contaminar as águas, envenenar os alimentos, matar os inimigos naturais dos parasitas e contaminar quem os manuseia, desequilibram as plantas, tornando-as mais suscetíveis.
É comum que logo depois de uma aplicação de agrotóxicos as plantas sofram ataques ainda mais fortes, obrigando o agricultor a recorrer a venenos mais fortes ainda.
Não usar adubos químicos solúveis
Este tipo de adubação é a causa de dois problemas sérios: a morte de microorganismos úteis do solo e a absorção forçada pela plantas, pois estes sais, além de se solubilizarem na água do solo, apresentam-se em altas concentrações. Este processo resulta em desequilíbrio fisiológico da planta, deixando-a suscetível aos parasitas.

Usar defensivos naturais
Defensivos naturais são produtos que estimulam o metabolismo das plantas quando pulverizados sobre elas. Estes compostos, geralmente preparados pelo agricultor, não são tóxicos e são de baixo custo. Como exemplos podemos citar: biofertilizantes enriquecidos, água de verme composto, cinzas, soro de leite, enxofre, calda bordalesa, calda sulfocálcica, etc.

Combinação e rotação de culturas
Esta consiste em cultivar conjuntamente plantas de diferentes famílias, com diferentes necessidades nutricionais e diferentes arquiteturas de raízes, que venham a se complementarem. Como, por exemplo, o plantio conjunto de gramíneas (milhos) e leguminosas (feijão).
Também podem ser utilizadas plantas consideradas inços, pois elas são bem adaptadas, retiram nutrientes de camadas profundas, colocando-os em disponibilidade na superfície e produzem grande volume de biomassa.
Antes de implantar a cultura, estas plantas são incorporadas através de aração rasa para que se decomponham e deixem os nutrientes disponíveis às culturas. No caso dos pomares, são deixadas na superfície e controladas com roçadas baixas. Como exemplo podemos citar o caruru, o picão branco, o nabo, a samambaia etc.
Faça sua horta em consorcio de culturas

12 de abril de 2013

Você sabia que existem praias com areia em tons de rosa?

Em uma postagem anterior falamos sobre 8 lagos com água cor-de-rosa que adquiriram essa cor na grande maioria graças a presença de microalgas, agora vamos conhecer 7 praias das quais a areia tem tons rosados e esse efeito ocorre devido a mistura da areia com pequenos grãos de corais vermelhos danificados ou desgastados (pelo próprio mar).

Confira a lista:

Pink Beach - Komodo National Park – Indonésia

A cor ocorre devido uma mistura de areia de carbonato de cálcio branco e os esqueletos de corais vermelhos, que são relativamente abundantes em certas áreas de Parque Nacional de Komodo. Outras praias de areia rosa são encontrados em algumas das baías orientais em Komodo Island, bem como em Padar sul. O Parque Nacional de Komodo é a verdadeira maravilha do mundo, uma das últimas fronteiras do mundo subaquático - mergulhar em Komodo Marine Park não tem comparação.

Pink Beach - Harbor Island, Bahamas

Possui grande beleza natural, resorts elegantes e, mais importante, três quilômetros de areia perfeitamente rosa e águas calmas. O oceano é ideal para a natação - quente durante todo o ano e geralmente calmo, protegido das ondas do Atlântico por um recife de coral.

Pink Beach - Horseshoe Bay, Bermuda

Conhecida como uma das mais belas praias de Bermuda, esta faixa oferece mais facilidades e comodidades que qualquer outra praia pública na ilha, pois tem várias atividades: uma competição de vôlei de praia semanal ocorre nos meses de verão e há uma abundância de passeios de barco disponíveis para aqueles que querem explorar os locais cênicos ao redor deste paraíso rosa. Essas faixas de areia são tripuladas por salva-vidas de maio a setembro - às vezes suas correntes ficam perigosas.
Fonte: http://www.tropicalsky.co.uk/blog/top-ten-beaches/
Fonte: http://adventuregirl.com/bermudas-top-10-beaches/

Pink Beach - Santa Cruz Island – Philippines

As Ilhas de Santa Cruz são as mais populares entre as 28 ilhas da cidade de Zamboaga, é composta de a "Great Santa Cruz Island" e "Little Santa Cruz Island" Só a "Grande Ilha" de Santa Cruz está aberta ao público desde que toda a área foi protegida e se tornou parque natural. A cor das areias é causada pela abundância de sedimentos vermelhos dos tubos de coral misturados com a areia branca.
Fonte fotos acima: http://www.ambot-ah.com/santa-cruz-island-pink-sand-beach-zamboanga/

Budelli Island, Sardinia – Itália

Uma das ilhas do arquipélago Maddalena; Budelli tem uma área de apenas 1,6 quilômetros quadrados. Em sua areia há às inúmeras conchas e pequenos fragmentos de corais vermelhos. Hoje em dia ninguém mais pode alcançar a praia devido ao fato de que os turistas foram retirando as areias, no entanto, pode ser apreciado a partir do mar.
Fonte: http://www.parks.it/parco.nazionale.arcip.maddalena/Epun.php

Pink Beach, Ilha Bonaire, Caribe

Pink Beach é a maior praia da ilha. Possui areia fina e rosa é muito popular para nadar e tomar sol. Para snorkeling e mergulho você precisa nadar uma distância razoável da costa. Esta praia foi destaque de diversas revistas de viagens como uma das melhores do Caribe.

Balos Lagoon, Creta – Grécia

Tem areia branca e rosa e muitas, muitas conchas - na verdade, a cor-de-rosa da areia vem de conchas antigas que foram transformadas pelo poder do mar. As águas são rasas, cristalinas e quentes. Como Balos é uma lagoa, natação aqui é como nadar em uma piscina.
Fotos http://www.cretanbeaches.com/Beaches/Chania/balos-lagoon/
Texto adaptado de The real Wonder of the World por Luciana Cantanhede Dose de Sustentabilidade

Site Para Encontrar Feiras de Produtos Orgânicos no Brasil

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) realizou uma pesquisa que demonstrou que os preços de orgânicos em supermercados podem ter uma diferença de até 463% a mais em relação aos mesmos produtos nas feiras orgânicas (confira a pesquisa na íntegra em bit.ly/preçoorganicos). Com isso em mente, o Idec foi verificar quantas feiras orgânicas existem nas capitais brasileiras, e em seu primeiro levantamento foram descobertas pelo menos 140 feiras orgânicas distribuídas em 22 capitais brasileiras. Ou seja, existem feiras especializadas de orgânicos, além de grupos que se organizam para comprar tais produtos, a preços menores que em supermercados. Então por que não ter uma ferramenta que mostra isso de uma forma rápida e prática para o consumidor?

Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec realiza o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável
Basta digitar um endereço para encontrar todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsável mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.

Além disso, o mapa mostrará quais são as frutas, verduras e legumes da estação na sua região para que opte pelos produtos locais.
Acesse http://www.idec.org.br/feirasorganicas para efetuar a pesquisa.

Dica: Caso o mapa não mostre nenhuma feira próxima ao endereço buscado, clique em "diminuir o zoom" (sinal de menos na régua localizada no canto superior direito do mapa). Clique quantas vezes for necessário até aparecerem as indicações de localidade das feiras.

11 de abril de 2013

Eco Wedding - 10 dicas para fazer uma festa de casamento sustentável

1) Imprima os convites em papel reciclado ou reciclável, ou ainda em papéis não derivados de árvores. Procure gráficas que ofereçam estas opções. Atualmente também há opção de se utilizar papel semente, um tipo de papel que ao ser plantado nascerá lindas flores. Outros casais estão optando em enviar seus convites por e-mail. Em alguns sites é possível você montar o seu "Save the Date" personalizado.
2) Selecione flores orgânicas, escolha as que são originárias de sua região ou considere alugar plantas para as mesas.
3) Dê apoio às fazendas locais comprando produtos regionais, da estação. E dê preferência a alimentos orgânicos - isto promove a agricultura sustentável. Veja aqui no blog onde encontrar feiras de produtos orgânicos.
4) Opte por jóias da família ou compre biojóias, que misturam metais e materiais naturais. Você também pode reaproveitar o ouro de alguma joia que não usa para fazer novas alianças.
5) Compre um vestido de noiva feito de materiais orgânicos com algodão ou seda, tecidos fabricados por cooperativas, ou opte por um já usado. Com alguns ajustes ele pode ficar perfeito em você! Se decidir comprar ou fabricar um novo vestido, poderá também vendê-lo depois e doar o valor proveniente dessa venda para uma ONG de causas ambientais.
6) Escolha um "hotel verde" para passar a lua-de-mel. Eles oferecem atividades que economizam água e energia. Prefira atividades de ecoturismo.
7) Recicle  e reaproveite. Doe as flores depois da festa para um hospital; mande a comida que sobrar para um abrigo e não esqueça de separar o lixo (avisando antecipadamente a equipe do buffet sobre a temática da festa e como fazer a separação corretamente).
8) Escolha um local para realizar a cerimônia e a festa, evitando assim que seus convidados fiquem se deslocando de carro. Prefira a luz do dia e locais abertos, e, caso queria fazer a festa a noite, abuse das velas (prefira velas à base de soja que é ecologicamente correta e dura mais tempo do que a convencional).
9) Ao escolher as lembrancinhas, valorize o que é natural e artesanatos de comunidades locais. Por exemplo: kits de chá e café orgânico, acompanhados de biscoitos feitos em uma padaria local e personalizados com o nome dos noivos em papel reciclado; Pequenos frascos de compotas de doces ou geleias; Sementes com vasinhos para plantio, mudas de arvores ou ervas; Objetos feitos com produtos reciclados.
10) Se a grana está curta então entre no clima do DIY "Do it yourself" que significa faça você mesmo. Principalmente se você é boa com artesanato, com dicas legais aqui do blog e da internet você consegue se inspirar e criar muitas coisas.

Alguns sites uteis:
Para personalizar convites, Save the Date entre outros: http://www.weddingchicks.com (O site também dá várias outras dicas de Diy).
Dicas de decoração veja aqui no blog na tag Decoração e procure também no Pinterest, eu tenho dois painéis que podem ser utéis: Diy e Wedding.
Site com várias fotos de casamentos ao ar livre e dicas de Diy http://www.papelcomclips.com/

Mais informações http://boasemass.blogspot.com.br/

Veja algumas fotos para inspirar:

Convite:

Eco Wedding Convite
Convite feito em papel-semente, com envelope de papel craft costurado e pimentas de tecido. Confecção da Abelha Catita.

Decoração:

Eco Wedding Decoração
Eco Wedding Decoração
Eco Wedding Decoração
Eco Wedding Decoração
Eco Wedding Decoração
Você pode utilizar na decoração livros; vidros e garrafas reaproveitados adornados com jutas, fios encerados, flores e velas; Balões; Fitas Coloridas; Gaiolas decoradas com flores.
Essas ultimas bolas são feitas com fios e cola, veja como no site Papel com Clipes.

Lembrancinhas:

Eco Wedding Lembrancinhas
Eco Wedding Lembrancinhas
Para as lembrancinhas selecionei o kit para plantio da Seed Paper, A muda de Romã é da Arvores Vivas e as outras duas imagens da internet são de compotas naturais e de cookies no saquinho de juta.

Política de Direitos Autorais

Este blog respeita os direitos autorais e busca citar sempre as fontes de onde foram retirados os textos e imagens. Peço a gentileza que avisem caso ocorra alguma violação dos direitos autorais.